ORA-PRO-NÓBIS: aprenda a cultivar e usar essa PANC que é garantia de muita saúde

A ora-pro-nóbis é uma planta rústica típica das regiões sul, sudeste e nordeste do nosso país e é uma verdadeira potência de proteínas. Incluir na alimentação essa planta super fácil de cultivar, é garantia de muita saúde.

Este nome diferente é de origem latina e quer dizer: rogai por nós. Esta planta é divina mesmo, não tem como negar, e é uma trepadeira que cresce que é uma beleza.

Pereskia aculeata é o seu nome científico e pode ser cultivada em vasos ou em cercas vivas e tem mais proteínas do que outras verduras porque tem menos água.

Ela pode ser considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC). Ou seja, pode ser servida como alimento, assim como a alface e a couve, por exemplo, só não é tão comum.

Essa é uma que planta faz ramadas fartas e com espinhos, por isso é muito usada como cerca viva. Uma vez por ano ela nos presenteia com flores lindas. Ela é perfeita para você cultivar na sua Horta Não Convencional.

Para fazer a sua mudinha, você vai precisar do galho, o que chamamos de estaca, de outra planta. Então, um jeito para encontrar é procurar quem tenha na vizinhança ou entre amigos. 

Junto com a nova plantinha pode crescer uma nova amizade ou um contato mais próximo com a família. Quem planta aprende a compartilhar e se torna mais generoso. 

Pedir ou doar uma muda vai ser um gesto muito bem-vindo. Afinal, são poucos os viveiros que oferecem muda de ora-pro-nóbis. Eu sempre digo, o melhor jeito de ter ervas e PANC sempre à mão é plantando mesmo.

Se você usar um método que imita a natureza, ter uma horta em casa é muito simples e prático. 

Esta maravilha é riquíssima em proteínas tanto que é usada para substituir a carne.

A cada 100 gramas de ora-pro-nóbis desidratada equivale a 3% de proteína. Ela também é rica em minerais, vitaminas e mucilagens. E, justamente por ser rica em mucilagem, também é uma ótima planta medicinal para casos de prisão de ventre.

Além disso, a ora-pro-nóbis tem propriedades desintoxicantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Por isso, fortalece a imunidade, pois é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. 

Com todo esse potencial terapêutico, a ora-pro-nóbis também é muito versátil na culinária.

Eu organizei um PDF com as receitas que costumo fazer com a ora-pro-nóbis. Para você baixar, basta clicar aqui e acessar a página de download.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais:

#HortaAgroflorestal #HortanoQuintal #MarciaChiad

Compartilhe:

Jornalista, agricultora urbana, ensina como você pode ter a sua horta maravilhosa não convencional, mesmo que nunca tenha plantado ou tenha pouco espaço.

Que tal começar a cultivar já?

Receba, gratuitamente, uma apostila em PDF com dicas para plantar 7 TEMPEROS & ERVAS maravilhosos.

Preencha seus dados corretamente no formulário. O e-book será enviado no seu e-mail para você acessar pelo celular, tablet ou computador e até imprimir, se quiser.

3 Estratégias para você ter uma Horta produtiva e rica em variedades na sua casa

Uma série de aulas online que vai te provar que você é capaz de colher alimento fresco e livre de agrotóxicos todos os dias, mesmo que você tenha um pequeno espaço, pouco tempo ou nunca tenha plantado.